Perfeito para quem quer fugir do agito metropolitano, o Parque Peneda Geres, oferece mais de 30 trilhas para os aventureiros, limpas, bem sinalizadas e com paisagens de tirar o fôlego! É só escolher! Gerês oferece também termas&spa para quem quer relaxar.

Localizado ao noroeste de Portugal, é de fácil acesso. Entretanto aí vai uma dica: alugue um carro! Vai facilitar e muuuuito no ir-vir das trilhas. Se estiver em duas pessoas já empata o custo!

Tem um post completo sobre isso e indico a Inter Rent, porque você aluga por ∈$6/dia+1tanque e entrega ele vazio. Só pra ter uma idéia, o ônibus custa em média ∈$2/pessoa/trajeto.

Nós fomos de busão e passamos por alguns perrengues, tipo pegar carona com ônibus escolar infantil, pegar trilha à noite (coisas de Bia kkkkk) além de perder oportunidade de conhecer os arredores, que é lindo! Não façam como eu, meu maridão queria me matar! kkkkkkkkk

Confira os detalhes das trilhas, em dois sites:
Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, tem fotos dos atrativos do percurso e você pode baixar o PDF do mapa das trilhas;
Wikiloc : apresenta detalhes técnicos como mapa satélite, altura em cada km do percuros, etc.

Apenas como curiosidade, as trilhas são sinalizadas dessa forma. Estes símbolos estão em pedras, árvores, chão, poste… Então fiquem atentos em todas as bifucações.

Se vocês gostam de algo diferente, façam a trilha Barragem das Furnas-Vilarinho das Furnas. Você passa pela barragem de água (eu achei muito bonito) e chega à uma cidade submersa por conta da barragem.

DICA: leve seu lanche e muita água em todas as trilhas! Elas são bem rústicas e dificilmente encontrará.

Para os amantes de esportes náuticos, o Parque também oferece passeios de caiaques, lanchas e jet sky. Procure na marina de Rio Caldo.

Para quem quer relaxar, Geres também é conhecido por ter hotéis&spas termais, com vários tipos de tratamentos com a água (massagem, hidro, ultrassom, etc). Não posso falar como é a experiência, porque não fui.

Ficou com vontade de conhecer? Então vamos à parte prática.

ONDE SE HOSPEDAR?

Nós nos hospedamos na cidade Geres e adorei! Uma cidade super charmosa, e o centrinho é beira-rio com bons restaurantes e mercadinhos para se abastecer… Lembre-se, leve seu lanche e água para as trilhas!

COMO CHEGAR?

a) DE CARRO: Geres fica há 1:30hr de Porto ou 4:20hrs de Lisboa, de carro. Dica: já que está de carro, vá parando e aproveitando a vista… Como disse antes, alugue com a Inter Rent, super em conta, ∈$6/dia+gasolina! E te busca no aeroporto! Veja o posto com mais detalhes sobre “alguel de carro em Portugal”

b) DE TREM ou comboio: se mesmo assim quiser ir de transporte público, pegue o trem para Braga de Porto (1hr e ∈$3) e de Lisboa (4hrs e ∈$27-∈$36) com a “Comboios de Portugal“. Depois vá para rodoviária;

c) DE ÔNIBUS ou autobus: saindo de Braga para Geres, rota atendida pela “Empresa Hoteleira de Gerês” e a “Transdev” 1:30hr de viagem por ∈$6/pessoa.

Já viu que não compensa né? $$$$$$ Nós fizemos isso e nos arrependemos!

OUTRAS DICAS:

– Leve agasalho leve: como toda região montanhosa, esfria durante a noite. Confira a previsão do tempo ao arrumar as malas;
– Mais uma vez, leve muita água e lanche para as trilhas: lembre-se que você não encontrará nada no caminho;

QUAL O GASTO MÉDIO CASAL?

  • Hospedagem: aprox ∈$70/dia casal;
  • Carro: aluguel por ∈$8/dia casal (já com gasolina);
  • Refeição: tem para todos os gostos! O “prato do dia” custa em média ∈$7, já nos restaurantes mais sofisticados, em torno ∈$25;

OUTROS SITES ÚTEIS:

Geres.pt: informações turísticas da cidade;
Visit Portugal: muitas informações do país inteiro, todos tipos de atividades possíveis, transportes, etc. Super completo;
Booking.com: site de hospedagem onde você encontra até camping;

Veja também nosso tour completo por Portugal

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Pergunte aqui em baixo que respondo rapidinho, ok?

Se você já conhece Gerês, divida sua experiência conosco! Vou ficar bem feliz em ter sua opinião.

Obrigada!!!

Deixe uma resposta