Quer conhecer um lado diferente da Serra da Canastra? Conheça o lado sul, ente as cidades Capitólio e Furnas/MG. Garanto que não vai se arrepender!

É uma região que te contempla com uma paisagem maravilhosa! Já da estrada (MG050), você avista belas cachoeiras, rio que beira a estrada, o cânion majestoso, a furna de pertinho… IMPERDÍVEL!

Separe um final de semana para conhecer a região. Não necessita de mais, dois dias é ideal.

 

Dica: não tem transporte público para os pontos interessantes, portanto ir de carro é a forma mais econômica, além de ganhar tempo.

O que ver?

1- Cachoeira Lagoa Azul + Passeio de barco

é uma propriedade particular que fica na beira da estrada MG050, km 311. Ambiente familiar, bem cuidada e tem estrutura (restaurante, bar e pousada). Mais detalhes no site http://www.lagoazul.tur.br.

Faça o passeio de barco (2hrs) e passe o restante do dia no local. O passeio passa por 3 cachoeiras lindas, dentro dos cânions, perto da barragem, além dos banhos entre as paradas. Uma delícia! Por R$40 está incluso o passeio de barco + day-use na Lagoa Azul. Foi o mais barato da região que pesquisamos.

Sinta o clima do passeio de barco… isso é só um trechinho…

2- Assistir o pôr do sol:

tem dois lugares top para assistir esse milagre. Como você estará de carro, dá para assistir nos dois lugares:

a) Ponte do Rio Turvo:

O espetáculo pode ser assistido do gramado da beira da estrada. Você tem uma visão do Rio Turvo desembocando no Rio Grande e o reflexo do sol em suas águas. Simplesmente magnífico! Tem bares e restaurantes para quem gosta. Fica prox ao km 306 da MG050.

b) Mirante da Usina de Furnas:

Este é um local diferente para ir. No mesmo local você pode apreciar o pôr do sol, a usina bem pertinho, e o rio que se forma após a barragem.
De carro, vá até o outro lado da usina. É uma sensação incrível passar por cima da barragem, ver o montão de água de um lado e a queda gigante do outro!!!
Para chegar, entre no km318 da MG050, sentido Usina de Furnas, depois siga as placas.

3- Trilha do Sol e Paraíso Perdido:

Se eu tivesse mais dias, teria ficado dois dias inteiros para conhecer a Trilha do Sol. Trilhas bem sinalizadas para cachoeiras de chão e paredões de chapadas, o que deixa a água limpinha! Lindas! Para passar o dia e fica próx do KM304 da MG050;

Tem tbm o Paraíso Perdido, mas achei caríssimo. Cobram R$50 pessoa, portanto ideal para passar o dia. Propriedade particular várias cachoeiras e tem estrutura.

Onde ficar?

Capitólio fica à apenas 40mins de Passos e como eu estava sem hospedagem, foi minha única opção, e recomendo!!!

Passos é uma cidade nova, bem cuidada e tem várias opções de hospedagem e estrutura (mercado, padaria, bares, boemia). Por que não aproveitar a mesma viagem para conhecer mais lugares?

Espero que tenham ajudado!

Tenham uma ótima Viagem SEM FRESCURA!

3 thoughts on “Capitólio, o outro lado da Serra da Canastra”

    1. Olá Paula! Seja bem vinda ao “Viajando sem Frescura”!
      Capitólio é lindo e perfeito para ficar em contato com a Natureza! Vá e não se arrependerá! Afinal se ela está te perseguindo, por que não seguir os sinais? rs 😉
      Sobre a sua dúvida, você pode ir de ônibus até Passos sem problemas. E para economizar, sugiro alugar um carro (em Passos mesmo) e fazer os passeios por conta própria. As estradas e os pontos turísticos são bem sinalizados! Além da liberdade de parar na estrada e contemplar o visual maravilhoso e fazer seu próprio roteiro, se tiver tempo, você pode esticar até a Serra da Canastra (+200kms de Capitólio). Sempre prefiro essa liberdade…
      Agora se preferir comodidade, pode fechar os passeios com uma agência. É mais caro, mas você não precisa se preocupar com nada! Consultei na internet duas agências:
      http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/minas-gerais/capitolio/agencia-turismo/mar-de-minas-turismo/
      http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/minas-gerais/capitolio/agencia-turismo/compadres-turismo/
      Espero que te ajude! Se tiver qualquer dúvida, entre em contato, ok?
      Abração e tenha uma ótima viagem!!! 😉

Deixe uma resposta