Se você gosta de um pouco de história, vale a pena passar pela região de Monsaraz e mesclar com a natureza encantadora da região! Lá você pode fazer trilhas, passeios de barcos, visitar castelo medieval, barragem Alqueva, campo de olivas (essa região oferece um dos melhores azeites que já experimentei) além de degustar um excelente vinho!

O que fazer?

Visitar Monsaraz, a cidade-castelo medieval

Monsaraz é uma vila protegida por muros, formando um  castelo medieval. Já passou pelas mãos de Romanos, Visogotos e Muçulmanos no decorrer da história e das guerras. O mais interessante é que você consegue visualizar um pouco dessa história nas construções da vila, por exemplo, uma igreja cristã que teve suas pontas arredondadas (para se assemelhar às mesquitas) e uma cruz cravada na parede por fora simbolizando o cristianismo. Na história, isso traduz a reconquista cristã de Monsaraz com a ajuda da Ordem dos Templários. Muito rico não?

Além da charmosa vila e um castelo, você consegue avistar o Rio Guardiana e da barragem de Alqueva do alto. Se pegar um tempo bom, verá um pôr do sol mágico! Separe 1/2 período para a visitação e a entrada é gratuita!

 

Reserva Dark Sky Alqueva

Essa região também é conhecida pelo céu magnífico, e por ser longe da luz da cidade, é possível avistar o centro da Via Láctea, a Ursa Maior e a Ursa Menor. Para essa contemplação, você poderá conjugar com trilha noturna, passeio à cavalo, passeio de barco, canoagem ou um belo jantar romântico à luz das estrelas!

São apenas alguns parceiros autorizados à fazer essas atividades dependerá do tempo limpo também. Portanto pesquise e agende antecipadamente no site oficial do Dark Sky Alqueva.

Esse foi o principal motivo que escolhi para visitar a região, porém não tive a sorte de conseguir tempo bom e o passeio foi cancelado… Portanto, se você já foi ou conseguir ir, divida sua experiência! Quero muito ouvir sua experiência!

Visitar Barragem Alqueva

Se estiver de carro ou com uma agência de passeio, vale a pena conjugar a visita ao Castelo de Monsaraz com a Barragem Alqueva. É o maior lago artificial da Europa e lá você pode fazer um passeio à barco, à vela, sky ou simplesmente pescar apreciando a região.

Apenas vi de longe, pois eu estava sem carro.

Gostou? Então vão algumas dicas para sua viagem.

Curiosidades

Não é meu perfil ficar postando fotos de comida. Mas Monsaraz me “pegou pelo estômago”!!! Como disse antes, lá tem o melhor azeite que já experimentei! Então conheça “Erdade do Esporão” e experimentem os azeites e vinhos locais. Simplesmente maravilhoso!!!

Só para dar água na boca, abaixo são apenas alguns pratos que experimentamos na região (não são fotos da “Erdade”, ok?)

Onde se hospedar?

Particularmente prefiro me hospedar onde tem estrutura como mercados e padarias, para economizar o máximo que puder.

  • Reguengos de Monsaraz: é uma cidade cultivadora de olivas, e você sente o cheiro de azeite na cidade inteira devido às cooperativas de azeite, uma delícia! Com boa estrutura e ela tbm é próxima das atrações que escolhi para conhecer, portanto menor gasto com locomoção (apenas 17km de Monsaraz, 21kms de Mourão e 30kms da Barragem de Alqueva). Você tbm pode aproveitar para visitar “Herdade do Esporão“, vinícola bem conceituada com direito à degustação do seu famoso vinho e azeite (melhor azeite que já experimentei!).
    Indico o Hotel Moira, que além de barato, o hotel é um charme! Fica no meio da plantação de olivas e tem um restaurante maravilhoso, especializado em frutos do mar baratíssimo!
  • Évora: fica à 40km de Reguengos, mas para quem não se importa com distância, é outra opção para se hospedar. Além toda estrutura de cidade grande, tem vários atrativos turísticos como a Capela dos Ossos, Templo Romando de Diana, Catedral Sé de Évora, etc.
  • Monsaraz ou Mourão: nestas duas cidades é para que prefere relaxar com a tranquilidade da região;

Como chegar?

  • De carro: vá até Évora (135kms de Lisboa) e Monsaraz fica à 55km à Leste. Muito perto e como disse no post sobre aluguel de carro, o custo benefício é ótimo! Indico a Inter Rent.
  • De ônibus: optei pelo ônibus, mas recomendo ir de carro, como disse acima. Peguei o ônibus de Lisboa com a Rede Expressos, custo ∈14,50/trecho/pessoa.

Melhor época para ir

Primavera (Abr-Jun) e Verão (Jun-Set). Fui em Outubro e o céu estava bem fechado e passeios cancelados…

Outros sites que ajudaram na pesquisa

  • Monsaraz 360 : você pode visitar virtualmente a cidade-castelo em 360º
  • Roteiro do Alqueva : indicações de agências de turismo, restaurantes, alojamentos, entre outros
  • Visit Portugal : muitas dicas do que te espera na região e dicas conforme o seu gosto (cosmopolitano, aventureiro ou religioso)
  • Tripadvisor: adoro o Tripadvisor, pois são avaliações de turistas, nada tendencioso

Se quiser conhecer outras regiões de Portugal, veja o post “Portugal Natural” com uma visão geral dos locais que visitei e mesmo propósito: curtir muito a natureza!

Deixe uma resposta