O Parque Nacional da Chapada das Mesas fica no interior sul do Maranhão, divisa com o Tocantins.

Sua beleza consiste da diversidade da vegetação baixa, animais silvestres, cachoeiras de vários tamanhos e formatos diferentes, lagos azuis, nascentes, Rio Tocantins… Enfim, excelente para os amantes da Natureza!

O QUE CONHECER?

Portal da Chapada das Mesas

Este é o cartão postal da chapada. O mais legal é ver o nascer do sol, pois é possível vê-lo pelo centro da pedra furada. Mas o pôr do sol também é mágico, foi o que fiz por causa da agenda. Aproveite a ida ou volta de algum passeio, já que fica na beira da estrada.

Para chegar, é uma subida íngreme na areia fofa, mas são apenas 20mins de caminhada. Leve água, relaxe e aproveite o visual!

 

Cachoeira São Romão

Essa cachoeira é imperdível, com grande volume de água, aprox 20metros de altura e o mais legal: é possível ir atrás da cachoeira!!!
Lá dentro da cachoeira, você encontra uma vegetação bem exótica, vários ninhos de andorinhas, vários mesmo e ainda é possível encontrar capivara, se tiver sorte.

 

Encanto Azul

Na minha opinião, este é mais TOP de todos os pontos que visitei na Chapada das Mesas. Além de ser menos “muvucado” por ter uma pequena trilha para acessar, a água realmente é encantadora, como seu nome! É possível ver muitos peixes coloridos e animais silvestres. Por incrível que pareça, demos de cara com um jacaré enquanto mergulhávamos! Um milagre da natureza.

Por incrível que pareça, demos de cara com um jacaré enquanto mergulhávamos! Um milagre da natureza.

Para chegar lá, você tem que ir até o complexo do POÇO AZUL à aprox 125km de Carolina, destes, são 30kms de terra. Depois que chegar na entrada do Poço Azul, continue na estrada por mais 7kms de terra, é o final da estrada e não tem erro. Do estacionamento tem uma trilha pequena de uns 15mins, até a Lagoa Encanto Azul. VALE A PENA!

 

Poço Azul

O Poço Azul é um lago maior, com pequenas quedas d’água e de fácil acesso com caminho de madeira. Logo, mais muvuca. Não deixa de ser bonito, mas não chega nem perto da Lagoa Encanto Azul!

No caminho, você passa por várias cachoeiras, e a maior de todas é a Santa Bárbara, com mais que 70m de altura.

Como fui primeiro no Encanto Azul, achei tudo o que vi depois sem graça. Faça o roteiro inverso!

 

Morro do Chapéu

Para os amantes de trilhas como eu, separe meio período para subir o morro. É uma subida beeeem íngreme, mas o visual compensa! É possível ver a Chapada inteira, o Rio Tocantins, a divisa do estado Maranhão com Tocantins, a Serra Torre da Lua…

 

Rio Tocantins

Aos amantes da natureza, finalize seu dia no porto da cidade de Carolina e assista ao pôr do sol. É uma cena incrível, a cor alaranjada hipnotizante, refletindo no Rio…
Aproveitamos para refrescar com uma “brejinha” no pier-bar Chega+, ouvindo um “techobrega” moda da região…

 

Complexo Pedra Caída

Para os amantes da natureza, NÃO vá. Na verdade é um resort, com algumas trilhas para as cachoeiras. Achei caríssimo, R$50/pessoa a entrada + R$30/pessoa para cada cachoeira!
Por que ficar em piscina, se você está num lugar com inúmeras cachoeiras e lagos naturais? É a minha opinião…

Gostou do post? Então veja o post com os detalhes de como chegar, locomoção e dicas de como economizar no post “Dicas para Chapada das Mesas”, e divirta-se bastante em sua viagem!

 

Deixe uma resposta